Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Práticas pedagógicas interdisciplinares na licenciatura em Geografia: experiências no cotidiano do fazer geográfico

2018; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5433/2447-1747.2018v27n2p265

ISSN

2447-1747

Autores

Ana Paula Camilo Pereira, Vera Lúcia Freitas Marinho,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A proposta de análise apresentada nesse trabalho se orienta a partir da importância da interdisciplinaridade para além da teoria, concebendo-a na prática pedagógica, a qual nos remete verificá-la no processo formativo de professores de Geografia. Nessa perspectiva, destacamos uma abordagem que busca a partir da apresentação de ações práticas de interdisciplinaridade no Ensino Superior, mais especificamente do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, promover a articulação e, ao mesmo tempo, contribuir com a desfragmentação entre os saberes geográficos, que historicamente dicotomiza a Geografia Humana e a Geografia Física, num contexto de desarticulação dos saberes. Desse modo, a importância da interdisciplinaridade não se limita ao ambiente escolar, é preciso que o professor a compreenda em seu processo formativo de modo que a prática interdisciplinar possa ser concebida como possibilidade de rompimento dessa fragmentação. Em síntese, são expostos correlacionadamente aportes teóricos e empíricos de elaboração, planejamento e aplicabilidade de experiências interdisciplinares no cotidiano do fazer geográfico.

Referência(s)