Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Encontros de aprendizagem e projetos pedagógicos singulares nas residências em Saúde

2018; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 22; Issue: 66 Linguagem: Português

10.1590/1807-57622017.0020

ISSN

1807-5762

Autores

Daniela Dallegrave, Ricardo Burg Ceccim,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

São apresentados os conceitos de “encontros de aprendizagem” e de “projetos pedagógicos singulares”, ambos resultantes do estudo sobre o ensino da saúde em programas de residência. O primeiro refere-se à ética do acompanhamento e ao acoplamento educação-trabalho; o segundo, à constituição de currículos singulares em substituição a currículos conservadores. A metodologia do estudo foi designada como “pesquisar com Alice” (Alice no País das Maravilhas), usando a multiplicidade de comunicações sistemáticas (convite à conversa) e assistemáticas (escutas em cenas de debate) proporcionadas por um Encontro Nacional de Residências em Saúde, diante das palavras ensino e aprendizado. Pode-se compreender que os aprendizados da prática são resultantes de exposições e apreensões afetivas, e que um currículo se faz pela capacidade de se apreenderem perguntas e dar-lhes lugar, não à curricularização escolar daquilo que há por aprender, especialmente quando a educação ocorre em serviço.

Referência(s)