
A formação estética na criação artística do livro-imagem
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5007/2175-795x.2018v36n1p94
ISSN2175-795X
AutoresHanna Talita Gonçalves Pereira de Araújo,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo busca discutir os processos de criação artística considerando livros que são pensados para um tipo específico de público: as crianças. Os dados e as reflexões contidas neste texto fazem parte de uma pesquisa de doutoramento em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas, que buscou compreender o processo de criação de narrativas visuais de artistas e leitura de imagem realizadas por crianças pré-escolares. Toma-se como referencial teórico no campo das Artes Visuais as contribuições de Ernest Gombrich e Fayga Ostrower. Assim, foram realizadas entrevistas com artistas brasileiros e franceses que narram suas intencionalidades, objetivos e concepções no momento da criação, tendo em vista a criança. Entender o processo de criação do livro-imagem, nesse caso, é parte fundamental para compreender a obra finalizada, sob a ótica do produto final como resultado de problematizações, de escolhas e alterações feitas ao longo de todo o trajeto. Nesse sentido, torna-se visível a intenção de oferecer aos jovens leitores imagens que instigam o pensamento, alimentam o imaginário e educam o olhar para outras linguagens visuais.
Referência(s)