Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A formação estética na criação artística do livro-imagem

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-795x.2018v36n1p94

ISSN

2175-795X

Autores

Hanna Talita Gonçalves Pereira de Araújo,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo busca discutir os processos de criação artística considerando livros que são pensados para um tipo específico de público: as crianças. Os dados e as reflexões contidas neste texto fazem parte de uma pesquisa de doutoramento em Artes Visuais na Universidade Estadual de Campinas, que buscou compreender o processo de criação de narrativas visuais de artistas e leitura de imagem realizadas por crianças pré-escolares. Toma-se como referencial teórico no campo das Artes Visuais as contribuições de Ernest Gombrich e Fayga Ostrower. Assim, foram realizadas entrevistas com artistas brasileiros e franceses que narram suas intencionalidades, objetivos e concepções no momento da criação, tendo em vista a criança. Entender o processo de criação do livro-imagem, nesse caso, é parte fundamental para compreender a obra finalizada, sob a ótica do produto final como resultado de problematizações, de escolhas e alterações feitas ao longo de todo o trajeto. Nesse sentido, torna-se visível a intenção de oferecer aos jovens leitores imagens que instigam o pensamento, alimentam o imaginário e educam o olhar para outras linguagens visuais.

Referência(s)