Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“Por que tão longe?”. Mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal

2018; Editora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Volume: 20; Issue: 42 Linguagem: Português

10.1590/2236-9996.2018-4213

ISSN

2236-9996

Autores

Fernanda Müller, Leonardo Monteiro Monastério, Cristian Pedro Rubini Dutra,

Tópico(s)

Urban Agriculture and Sustainability

Resumo

Resumo Este estudo analisa a mobilidade de crianças nos trajetos de casa para a escola e da escola para casa no Distrito Federal. Com base em um estudo que acompanhou crianças de duas instituições educacionais públicas situadas no Plano Piloto de Brasília (um Centro de Educação Infantil e uma Escola-Classe), foi possível traçar um perfil das práticas de circulação dessa população. Depois de apresentar a concepção inicial dos planejadores de Brasília para a mobilidade de crianças, o trabalho passa a analisar os dados gerados na pesquisa. Os resultados mostram que apenas 4% das crianças vão para a escola a pé e 57% têm que viajar mais de 20 km por dia apenas em seus trajetos casa-escola-casa. Ou seja, a estrutura urbana da cidade e a oferta limitada de educação pública não permitiram que a utopia idealizada para Brasília se realizasse.

Referência(s)