Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

METODOLOGIAS ATIVAS: UMA AÇÃO COLABORATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

2018; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33467/conci.v1i2.10268

ISSN

2595-4768

Autores

Sílvio Luiz de Paula, Mariana Cavalcanti Falcão de Albuquerque, Brunna Carvalho Almeida Granja, Claudinete de Fátima Silva Oliveira Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever uma ação que, ao considerar os princípios das metodologias ativas, foi planejada para a formação de multiplicadores a partir do desenvolvimento de ações colaborativas entre estudantes e professores de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife - PE. Como referencial teórico dissertou sobre as metodologias ativas e a sala de aula invertida, considerada pelos autores como um dos métodos que mais se aproximou da experiência. Por metodologias ativas compreendem-se as estratégias que levam em conta a realidade concreta e a necessidade de se trabalhar, além das questões técnicas, as emoções e as relações interpessoais (FERNANDES et al. 2005). Na metodologia, realizou-se observação da prática. Os resultados demostraram que ao longo de sete meses foi possível desenvolver um processo educativo transformador por meio da empatia, da colaboração e da experimentação.

Referência(s)