Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A INFLUÊNCIA DO DESIGN E DA PRECIFICAÇÃO EM MENUS NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR/THE INFLUENCE OF DESIGN AND PRICING IN MENUS IN CONSUMER BUYING DECISION

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Volume: 12; Issue: 6 Linguagem: Português

10.15210/reat.v12i6.12709

ISSN

2316-5812

Autores

Vitor Hahn Monteiro Lufchitz, Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior, Tiago Savi Mondo, Jean Carlos de Abreu, Flávio Augusto Martino,

Tópico(s)

Consumer Packaging Perceptions and Trends

Resumo

Este estudo possui o objetivo de identificar a relação do design de menu, mais especificamente as descrições complexas de itens, na expectativa de qualidade do composto de produto (menu) da empresa Comfort Chef e em relação da precificação na decisão de compra do consumidor. Para coleta de dados, utilizou-se uma plataforma on line com antigos e potenciais clientes da empresa. Pesquisa quantitativa realizou a análise univariada, por meio da frequência. Corroborando com a literatura existente, pôde-se verificar que a descrição complexa dos itens afeta a percepção de qualidade e as expectativas de preço do menu. Nesse contexto, o estudo aponta para a influência do design de menu sobre as vendas, o qual contribui positivamente para o sucesso financeiro de negócios no setor de alimentos e bebidas. Em relação à precificação, teoricamente os clientes da empresa estariam dispostos a pagar mais do que o preço objetivo (real) dos menus, entretanto, ficariam mais satisfeitos caso a empresa praticasse preços menores do que os praticados hoje.

Referência(s)