Artigo Acesso aberto

Pierre-Antoine Quillard (c. 1703-1733)

2005; Issue: vol. 21 Linguagem: Português

10.4000/cultura.3004

ISSN

2183-2021

Autores

Nuno Saldanha,

Tópico(s)

Historical and Literary Studies

Resumo

Quillard tem sido um artista frequentemente esquecido pela nossa historiografia, apesar de Portugal ter exercido uma importância considerável no desenvolvimento da sua carreira. Depois de um período de estreita aproximação ao estilo de Watteau, será aqui que o artista parisiense dará início a um novo estilo, mais maduro, e a novas temáticas na sua obra, tanto na Pintura como na Gravura, mormente no desenvolvimento da arte do Retrato, na temática religiosa, histórica e alegórica, mais de acordo com o gosto e o mercado nacional. As referências da época dão-nos testemunho do grande apreço e estima que gozou entre colegas e clientes, e o rol das colecções onde a sua obra se encontrava figurada, é por si bastante representativa do agrado e da popularidade que ela tinha adquirido, sobretudo entre a alta aristocracia, apesar da estética oficial joanina considerar como inferior aquele género temático. Um dos aspectos mais significativos da sua obra foi precisamente o seu trabalho como gravador, e ilustrador de obras, actividade que desenvolveu em larga medida, apesar da concorrência dos gravadores da Real Academia de História, fundada por D. João V em 1720.

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