Artigo Acesso aberto Produção Nacional

APRENDIZAGEM POR PARES E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA O SENSO CRÍTICO

2018; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15202/25262254.2017v2n1p6

ISSN

2526-2254

Autores

Fábio Inácio Pereira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A mudança nas práticas docentes, para superar os problemas de aprendizagem, tem sido um dos desafios das instituições de ensino, sobretudo, quando a questão é educar para que haja autonomia e senso crítico. O que se propõe, neste artigo, é uma reflexão acerca das perspectivas de ensino-aprendizagem e dos desafios da aplicação da metodologia de aprendizagem por pares, que realizamos, nos últimos dois anos, no curso de Filosofia, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). As experiências e os estudos mostram que as atividades colaborativas – mediadas pelo professor que planeja e organiza suas aulas, com maior foco na ação dos estudantes, antes e durante o processo de ensino – demonstram resultados de aprendizagem positivos. Desse modo, a proposta de aprendizagem por pares apresenta-se como uma das possíveis respostas para o desafio da educação frente à apatia dos estudantes no ambiente universitário, bem como pode contribuir para diminuir o individualismo nas salas de aulas, promovendo autonomia e criticidade no processo educacional.

Referência(s)