
Globalização do Mercado de Vinhos Finos e o Protagonismo Promocional das Redes Sociais
2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português
10.12957/logos.2017.22991
ISSN1982-2391
Autores Tópico(s)Horticultural and Viticultural Research
ResumoFruto de um estudo comparativo entre Brasil e França, este artigo analisa as mudanças em curso no mercado de vinhos finos, resultantes do processo de globalização e ajustes às novas realidades sociais e contextos diferenciados nos quais o produto se insere. A comunicação sobre o vinho, atualmente ampliada e diversificada pelas tecnologias digitais, multiplica consumidores e contribui para a formação de uma opinião especializada de contornos particulares. Aspectos como o perfil singular do mercado, a sensualidade e notoriedade associadas ao consumo do vinho, a perspectiva personalista das interações pelas redes sociais, além da demanda por renovação constante das mensagens veiculadas caracterizam e influenciam o teor dessa comunicação, crescentemente utilizada como ferramenta promocional da indústria vitivinícola. Palavras-chave: comunicação, consumo, mercados de qualidade.
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