
O uso de recursos digitais no ensino de Radiologia Odontológica: uma revisão integrativa de literatura
2018; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.30979/rev.abeno.v18i3.497
ISSN2595-0274
AutoresElza Bernardes Monier, Denizar Vianna Araújo, Ana Emília Figueiredo de Oliveira, Ana Carolina Uruçu Rêgo Fernandes, Luana Martins Cantanhede, Manuela de Almeida Roediger,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoNa Odontologia, diversos recursos vêm sendo adotados como estratégias de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de integrar a teoria com a prática. Este estudo objetivou levantar os principais recursos educacionais digitais na área de Radiologia Odontológica e discorrer sobre as características de aprendizagem destes recursos, de acordo com o modelo de Kirkpatrick. Realizou-se revisão integrativa de trabalhos publicados no período de 2007 a 2017, nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, considerando os descritores: “computer-assisted instruction”; “dental education”; “educational technology”; “radiology”. A amostra final foi composta por 13 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, em que foram identificados os seguintes recursos educacionais digitais: 3 módulos interativos baseado na Web; 3 objetos de aprendizagem digital; 2 cursos em plataforma virtual; 2 ferramentas digitais interativas; 1 software de visualização 3D; 1 simulador em radiologia oral e 1 sistema tecnológico de resposta ao aluno. A partir modelo de aprendizagem adotado, foram identificados os seguintes níveis nos trabalhos: satisfação dos participantes e/ou ganho de conhecimento dos participantes antes ou depois de uma intervenção ou ambos. A presente revisão de literatura identificou 7 tipos de recursos educacionais digitais utilizados em radiologia oral, que apresentaram atitudes positivas dos alunos em relação ao e-learning em todos os estudos, além de ganho significativo do conhecimento na maioria dos estudos.
Referência(s)