
Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio
2018; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 41; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1806-9126-rbef-2018-0161
ISSN1806-9126
AutoresJosé Carlos Santos, Adriana Gomes Dickman,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoResumo Neste trabalho é relatado o processo de elaboração e aplicação de um roteiro de atividades para professores do Ensino médio consistindo de estratégias para o ensino de tópicos de eletricidade utilizando laboratórios reais e virtuais. Quatro estratégias diferentes foram testadas com alunos do terceiro ano do ensino médio com o objetivo de identificar qual seria mais efetiva para ensinar circuitos elétricos e a Lei de Ohm. Cada estratégia foi caracterizada por uma sequência específica de abordagem, tais como aulas expositivas, simulações computacionais ou atividades experimentais, para discutir o tópico. Os resultados indicam que a abordagem experimental, seja virtual ou real, apresenta uma vantagem significativa sobre as aulas teóricas, reforçando a importância da utilização de atividades experimentais na sala de aula.
Referência(s)