Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA ENFERMAGEM: FENÔMENO COMPLEXO E MULTIDIMENSIONAL

2018; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/0104-070720180004580016

ISSN

1980-265X

Autores

Dirce Stein Backes, Cláudia Zamberlan, Hedi Crecência Heckler de Siqueira, Marli Terezinha Stein Backes, Francisca Georgina Macêdo de Sousa, Lurdes Lomba,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

RESUMO Objetivo: refletir sobre a educação de qualidade na Enfermagem como fenômeno complexo e multidimensional. Método: trata-se de um estudo teórico-reflexivo desenvolvido e sistematizado em cinco unidades de reflexão: ambientes de aprendizagem significativa; metodologias ativas; convivência em realidades distintas; Redes colaborativas; e, Abordagens complexas de intervenção. Resultados: a análise das unidades de reflexão, à luz do pensamento complexo, demonstraram que a aprendizagem, na contemporaneidade, não pode mais ser concebida como processo pontual e linear. A educação de qualidade está relacionada à ampliação das interações e associações sistêmicas e à capacidade de fortalecer a interlocução com a realidade complexa e em constante mudança. Conclusão: necessita-se transcender o paradigma da simplificação e considerar a complexidade intrínseca que se encontra no cerne da ciência.

Referência(s)