
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA ENFERMAGEM: FENÔMENO COMPLEXO E MULTIDIMENSIONAL
2018; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/0104-070720180004580016
ISSN1980-265X
AutoresDirce Stein Backes, Cláudia Zamberlan, Hedi Crecência Heckler de Siqueira, Marli Terezinha Stein Backes, Francisca Georgina Macêdo de Sousa, Lurdes Lomba,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoRESUMO Objetivo: refletir sobre a educação de qualidade na Enfermagem como fenômeno complexo e multidimensional. Método: trata-se de um estudo teórico-reflexivo desenvolvido e sistematizado em cinco unidades de reflexão: ambientes de aprendizagem significativa; metodologias ativas; convivência em realidades distintas; Redes colaborativas; e, Abordagens complexas de intervenção. Resultados: a análise das unidades de reflexão, à luz do pensamento complexo, demonstraram que a aprendizagem, na contemporaneidade, não pode mais ser concebida como processo pontual e linear. A educação de qualidade está relacionada à ampliação das interações e associações sistêmicas e à capacidade de fortalecer a interlocução com a realidade complexa e em constante mudança. Conclusão: necessita-se transcender o paradigma da simplificação e considerar a complexidade intrínseca que se encontra no cerne da ciência.
Referência(s)