Artigo Produção Nacional Revisado por pares

LITERATURA DECADENTISTA E ILUSTRAÇÃO: Do monstro em claro-escuro pesadelo ao Russo multicor

2018; Uniabeu; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2177-6288

Autores

Eloísa Porto C. Allevato Braem,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Aesthetics

Resumo

Portugal Pequenino, obra de Maria Angelina e Raul Brandao, divide opinioes quanto a sua possivel classificacao como obra para criancas. Isso porque, por um lado, vale-se de elementos da natureza personificados, bruxas, metamorfoses e outras imagens recorrentes nas narrativas maravilhosas. Por outro lado, aborda tematicas consideradas por alguns como inadequadas ao publico infantil, tais como a decadencia de Portugal no seculo XX, exploracao do trabalhador, violencia contra idosos, descuido com o meio ambiente, delinquencia e desamparo a infância. Alem disso, Portugal Pequenino estabelece dialogos intertextuais com obras para adultos, como Os Lusiadas, e com historias da literatura infantil, entre elas o Pequeno Polegar, de Perrault. Ao dedicarem sua obra “aos filhos dos outros” (BRANDAO, 1985, p. 17), os autores parecem eleger um publico-alvo para seu texto, mesmo sem descartar outros leitores. Neste artigo, estabelecemos algumas relacoes entre Portugal Pequenino e a restante obra brandoniana, depois entre essa obra literaria e duas ilustracoes da personagem Russo, produzidas por Mario Dias (1970) e Antonio Pimentel (1985). Para isso, recorremos a fortuna critica da obra de Raul Brandao e a estudos sobre artes visuais e suas relacoes com a literatura, como os de Maria Nikolajeva e Carole Scott (2011).

Referência(s)