Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“Escola Modelo de Língua Japonesa” em Dourados-MS: imigração, história e educação feminina

2016; Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph); Linguagem: Português

10.31892/rbpab2525-426x.2018.v03.n07.p167-186

ISSN

2525-426X

Autores

Joice Camila dos Santos Kochi, Magda Sarat, Míria Izabel Campos,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

O artigo aborda a educação feminina de imigrantes japonesas, em Dourados, Mato Grosso do Sul, considerando a sua participação e pioneirismo na abertura da “Escola Modelo de Língua Japonesa de Dourados/MS”. Objetiva-se compreender como as mulheres se organizaram para manter valores tradicionais da cultura japonesa, buscando a difusão de padrões de comportamento, para crianças e jovens, em uma “Escola”. As fontes, constituídas por histórias de vida, trajetórias docentes e memórias autobiográficas, foram recolhidas via procedimentos da história oral, o que permitiu abordar as relações de gênero. Utilizaram-se, também, documentos oficiais e fotos. Os resultados apontam que as professoras foram idealizadoras da “Escola” e figuras imprescindíveis à comunidade de imigrantes e de nipo-brasileiros, atuando até o presente na manutenção da tradição e da cultura japonesas no município. Conclui-se que as relações de gênero estão fortemente marcadas no grupo de imigrantes, se expressando no alijamento das mulheres do espaço público, apesar de que, no movimento específico, as mulheres estivessem à frente, paradoxalmente a sua educação, fundada em “silêncios” e “submissões” da “vida doméstica”, características presentes na concepção de educação para meninas, demonstrando os aspectos da cultura e os padrões da formação feminina japonesa.

Referência(s)