Artigo Revisado por pares

REPENSANDO A APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

1991; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 9; Linguagem: Português

ISSN

2448-0215

Autores

Lícia de Souza Leão Maia, Marcelo Câmara, Paulo Eduardo Aguiar Saraiva Câmara,

Tópico(s)

Mathematics Education and Teaching Techniques

Resumo

Visando a compreensao da relacao existente a aquisicao de fracao pela crianca, do ponto de vista psico-genetico, e as atividades desenvolvidas em sala de aula, alguns membros da equipe tecnica do Projeto de Rede “Ciencias e matematicas na escola de 1° e 2° graus de Pernambuco”, realizaram uma pesquisa/acao com alunos de 5 serie do Colegio de aplicacao da UFPE. Realizou-se, inicialmente, um levantamento das concepcoes desses alunos sobre a ideia de fracao, a nocao de equivalencia e as operacoes com fracoes. Observou-se uma forte tendencia a interpretacao do conceito de fracao como conjuncao de duas acoes, uma, a de dividir o todo em partes iguais, a outra, de destacar algumas dessas partes representadas pelo numerador e pelo denominador, separadamente, sem o entendimento de que o simbolo a/b indica uma quantidade nao representavel por um numero natural.Na perspectiva de eliminacao de uma tal distorcao propos-se uma metodologia de ensino explorando a nocao de fracao, baseada na proposta de Maranhao e Imenes (1985, 1986, 1987) utilizando material concreto em forma de jogos.Enfatiza-se a ideia de fracao como resultado da comparacao de uma grandeza com uma unidade escolhida (medicao), bem como, nesse processo, a ideia de fracao fundamental (fracao de forma 1/n). A avaliacao realizada antes e depois da experiencia indica melhorias consideraveis a nivel da compreensao, por parte dos alunos, da nocao em questao.

Referência(s)