Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Comportamentos e valores relativos à informação em uma empresa do setor de transporte aéreo

2018; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

1981-5344

Autores

Christine Conceição Gonçalves,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Este estudo descreve e analisa os comportamentos e valores informacionais em uma empresa do setor de transporte aereo brasileiro. Utilizou-se como base teorica para este estudo o modelo de Orientacao Informacional (OI) desenvolvido por Donald A. Marchand, William J. Kettinger e John D. Rollins (2001), complementada pelos modelos de Ecologia da Informacao de Thomas Davenport (1998) e Uso da Informacao de Joyce Kirk (2002). O modelo OI possui como componentes centrais as praticas de tecnologia da informacao, gestao da informacao e comportamentos e valores informacionais. Para o desenvolvimento desta pesquisa, caracterizada como quanti-qualitativa de natureza aplicada, concentrou-se no componente ‘comportamentos e valores informacionais’. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionario enviado a setenta e oito gestores de uma das regionais da companhia, obtendo-se retorno de trinta e dois respondentes; e complementada com seis entrevistas semiestruturadas, permitindo dessa forma uma analise aprofundada dos resultados obtidos por meio do questionario. Para analise dos dados obtidos com a aplicacao do questionario, usou-se estatistica descritiva para analisar as medias entre as variaveis, bem como a tecnica estatistica nao parametrica de associacao Kendall para explorar a associacao entre as variaveis das oito dimensoes estudadas nesta pesquisa: proatividade em relacao a informacao, transparencia e formalidade quanto ao uso da informacao, integridade, compartilhamento, controle e uso da informacao, e cultura informacional. Os dados obtidos com as entrevistas foram transcritos e analisados por meio do desmembramento do texto em categorias agrupadas analogicamente que auxiliaram na compreensao dos discursos. Os resultados da pesquisa revelam que alguns comportamentos e valores informacionais sao reconhecidos pelos gestores, embora fiquem aquem do ponto de vista dos autores do modelo OI do que seja uma organizacao orientada informacionalmente. Entre as dimensoes que estabelecem um nivel superior de desempenho organizacional, houve predominância do controle, uso e compartilhamento da informacao.

Referência(s)