Artigo Produção Nacional

PEDAGOGIA DA MORTE: O IDEAL DE SER HUMANO E O APRENDIZADO SOBRE A PRÓPRIA FINITUDE

2017; Volume: 12; Issue: 7 Linguagem: Português

ISSN

2237-4760

Autores

Poliana Murer Cavalcante Doi,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

O proposito deste trabalho cientifico e cotejar os discursos filosoficos e pedagogicos de tres autores da Modernidade (Seculo XVI-XVIII) a respeito do ideal de ser humano e de seu aprendizado sobre a morte. Os autores selecionados para a apresentacao dessas questoes sao: o filosofo Michel de Montaigne (1533-1592), com o ensaio De como filosofar e aprender a morrer, recolhido do livro Ensaios; o jesuita Baltazar Gracian (1601-1658), com os compendios A arte da prudencia, A arte da Sabedoria Mundana e El Discreto; e o Padre Antonio Maria Bonucci (1651-1729), com o manual Escola de bem morrer. Aberta a todos os Christaos, & particularmente os da Bahia nos exercicios de piedade, que se praticao nas tardes de todos os Domingos pelos irmaos da Confraria da Boa Morte, instituida com authoridade apostolica na Igreja do Collegio da Companhia de JESU. O resultado da analise aponta para tres formas distintas de formacao do ideal humano e da preparacao para a morte: uma vida filosofica e racional, uma vida socialmente estetica, e uma vida devocional. Considera-se que esse estudo sobre o ideal de ser humano e sobre o aprendizado da morte possa nos ajudar a compreender as implicacoes dessa formacao na educacao da sociedade contemporânea.

Referência(s)