Formação discursiva e os sistemas de classificação bibliográfica: impactos, desdobramentos e implicações na representação da informação da área da religião no limiar do século XXI
2018; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 21; Issue: 4 Linguagem: Português
ISSN
1981-5344
AutoresRosana Matos da Silva Trivelato,
Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoNos ultimos anos, a compreensao que os Sistemas de Organizacao do Conhecimento constituem-se em instrumentos tecnicos neutros do ponto de vista de sua principal funcao - representar a informacao, tem sido alvo de questionamentos e revisoes criticas. A presente pesquisa teve por objetivo compreender a composicao da concepcao de formacao discursiva a area de Ciencias da Religiao em interface com as dimensoes socio historicas e seus desdobramentos, impactos e implicacoes em sistemas de representacao do conhecimento a luz do conceito formacao discursiva de Foucault (2012). Para tanto, tomou-se como objeto empirico a classe Religiao na Classificacao Decimal de Dewey (CDD) e na Classificacao Decimal Universal (CDU). Visando operacionalizar tal abordagem, foram delimitadas categorias de analise dos enunciados no campo do discurso religioso a fim de observar as relacoes de que sao suscetiveis, reconhecendo os processos de representacao da informacao que podem agenciar procedimentos que controlam tanto a ordem de aparecimento dos discursos, como o seu esmaecimento. Deste modo, em um primeiro momento, analisou-se o arranjo classificatorio da classe de Religiao verificando a trajetoria discursiva de determinadas formulacoes e caracterizando-as de acordo com as suas diferentes significacoes no âmbito dos seus sucessivos discursos. Em um segundo momento, a analise das narrativas dos sujeitos de pesquisa (Babalorixa, Cientista da Religiao, Espirita, Evangelico e Padre) composta por categorias tematicas, pautadas nos extratos das falas dos entrevistados foram trianguladas em categorias do discurso balizadas pelo referencial teorico adotado. O esforco analitico das relacoes entre os arranjos biblioteconomicos e as formas como os sujeitos percebem a representacao do conhecimento permitiu constatar que o instrumento classificatorio, por vezes, reflete e dialoga pouco com as transformacoes socioculturais em curso e pode provocar equivocos irreparaveis nos processos de circulacao e recuperacao da informacao.
Referência(s)