Direção de fotografia, Impressionismo e Barroco em Lavoura Arcaica
2017; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2236-8000
AutoresSusana Madeira Dobal Jordan, Ana Carolina Roure Malta de Sá,
Tópico(s)Photographic and Visual Arts
ResumoRESUMO Apesar de o filme Lavoura Arcaica (2001), de Luis Fernando Carvalho ter se baseado no romance homonimo de Raduan Nassar e ter se mantido bem proximo a obra original, a imagem foi tambem um elemento determinante na recriacao do romance no cinema. A direcao de fotografia marcante de Walter Carvalho desenvolve uma estetica relacionada a dois momentos da historia da arte e do cinema: o Impressionismo e o Barroco. O artigo investiga, a partir da fotografia e de outros elementos, como se configuram as relacoes entre a obra cinematografica e o uso da luz nesses dois momentos, e de que modo esse dialogo atua na construcao da narrativa. Palavras-chave : Cinema; fotografia; Barroco; Impressionismo. RESUMEN Aunque la pelicula Lavoura Arcaica (2001), de Luis Fernando Carvalho se han basado en la novela de Raduan Nassar y se han mantenido muy cerca de la obra original, la imagen tambien fue un factor decisivo para recrear el romance en el cine. La direccion de fotografia de Walter Carvalho desarrolla una estetica relacionada con dos momentos de la historia del arte y el cine: el impresionismo y el Barroco. El articulo investiga, desde la fotografia y otros elementos, la forma de configurar las relaciones entre la obra cinematografica y el uso de la luz en estos dos momentos, y como este dialogo trabaja en la construccion narrativa. Palabras clave : Cine; fotografia; barroco; impresionismo. ABSTRACT The film To the Left of the Father (Lavoura Arcaica, 2001) by Luis Fernando Carvalho is based on a novel by Raduan Nassar and although it does keep close to the novel, image turned out to be a decisive element in the recriation of that literary work in cinema. The remarking cinematography by Walter Carvalho develops an aesthetic related to two moments of film and art history: Impressionism and Baroque. Departing from the film’s cinematography and other elements, this article investigates how the use of light in cinema occurs in these two moments, and how it works in the narrative construction of this film. Keywords : Cinema, cinematography, Baroque, Impressionism.
Referência(s)