
A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar
2018; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15536/thema.15.2018.1064-1088.1059
ISSN2177-2894
AutoresCláudio José de Holanda Cavalcanti, Matheus Monteiro Nascimento, Fernanda Ostermann,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoPor meio de um estudo empirico, este trabalho apresenta uma critica ao discurso que afirma que os problemas na formacao de professores podem ser a principal causa do fraco desempenho dos alunos em testes escolares e em larga escala. Para fundamentar essa critica, investigamos os microdados do ENEM de 2016 em conjunto com dois indicadores do INEP referentes a formacao de professores e suas condicoes de trabalho. Defendemos a tese de que as inadequacoes na formacao de professores, por si so, nao explicam o bom ou o mau desempenho dos alunos na educacao basica e nos testes em larga escala. Nesse sentido, tais insuficiencias nao podem ser usadas como estrategia para parlamentares e grandes meios de comunicacao culparem o professor a fim de ocultar a omissao do Estado em relacao a educacao basica de nosso pais. Por fim, defendemos a urgencia de investir em mais politicas publicas que nao sejam restritas a programas de formacao de professores.
Referência(s)