Considerações sobre estilos de escrever e de educar filosoficamente: Kierkegaard e a antiguidade grega

2018; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.25244/tf.v11i1.3043

ISSN

1984-5561

Autores

Leonardo Araújo Oliveira,

Tópico(s)

Nietzsche, Schopenhauer, and Hegel

Resumo

Resumo: O presente texto tem como objetivo estabelecer uma relação entre escrita e educação a partir de uma comparação de distanciamento e aproximação entre a filosofia de Kierkegaard – por meio de seu estilo e sua reflexão sobre a escrita – e ideias pedagógicas na antiguidade grega, destacando, nesse contexto, a figura de Sócrates.Palavras-chave: Educação. Paidéia. Kierkegaard. Sócrates. Escrita. Comunicação. Abstract: The present text has as objective to establish a relationship between writing and education from a comparison of distance and approximation between Kierkegaard 's philosophy (through his style and his reflection on writing) and pedagogical ideas in Greek antiquity, emphasizing the figure of Socrates.Keywords: Education. Paidea. Kierkegaard. Sócrates. Writing. Communication. REFERÊNCIASARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1984.CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.GUERRERO, L. La verdad subjetiva: Sören Kierkegaard como escritor. Ciudad de México: Universidade Iberoamericana, 2004. JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.KIERKEGAARD, Søren. Migalhas Filosóficas ou um bocadinho da filosofia de Johannes Clímacus. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls e Ernani Reichmann. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.KIERKEGAARD, Søren. O conceito de ironia: constantemente referido a Sócrates. Tradução de Álvaro Valls. Petrópolis: Vozes, 1991._______. Ponto de vista explicativo da minha obra de escritor: uma comunicação direta, relatório à História. Tradução de João Gama. Lisboa: Edições 70, 1986._______. Post Scriptum no científico y definitivo a “Migajas filosóficas”. Salamanca: Ediciones Sígueme, 2010.LYOTARD, J. F. A condição pós-moderna. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. 7 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993._______. Ménon. Trad. Maura Iglésias. 2 ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Loyola, 2001.REALE, Giovanni. História da filosofia: filosofia pagã antiga. São Paulo: Paulos, 2005.SPINELLI, Miguel. O ciclo de estudos básicos (Egkýklios Paidéia) da escolaridade grega. Educação e Filosofia, v.30, n.60, p.603-646, jul./dez. 2016.VALLS, Álvaro. O crucificado encontra Dionísio: estudos sobre Kierkegaard e Nietzsche. São Paulo: Loyola, 2013. _______. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 1994.ZINGANO, Marco. Estudos de ética antiga. São Paulo: Paulus; Discurso Editorial, 2007.

Referência(s)
Altmetric
PlumX