TRABALHO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JAIR SANTOS COM O TEMA: ASCARIDÍASE
2018; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18406/2359-1269v5n12018141
ISSN2359-1269
AutoresJefferson Felipe Barbosa Felix, Igor Felix Miziara, Ana Carolina Tubaldini Vilela, José Paulo de Oliveira Souza, Lais Regina Amaral Lima, Luan Mayquel Fernando Ramos Izidoro,
Tópico(s)Child Nutrition and Water Access
ResumoA ascaridíase, causada pelo nematelminto Ascaris lumbricoides, é uma das helmintíases mais comuns, se não a mais, no Brasil, tendo alta prevalência, afetando principalmente pessoas residentes de áreas rurais, urbanas marginalizadas e carentes, e crianças de escolas públicas. Tendo isso em vista, o trabalho de extensão visa à prevenção primária da doença em crianças do 4º e do 5º do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Jair Santos, em Passos, Minas Gerais. Na primeira visita à Escola, foi ministra uma pequena palestra lúdica, inteligível à faixa etária ouvinte, por meio de slides projetados. Foram ensinados às crianças os sintomas da ascaridíase, suas formas de infecção, e principalmente, as medidas preventivas, como sempre lavar as mãos e os alimentos antes de qualquer contato oral. Como a faixa etária encontra dificuldade em manter a atenção em assuntos fora do cotidiano, esses assuntos eram tratados por meio de personagens infantis nos slides, poucos textos escritos, e muita interação lúdica entre palestrantes e crianças, sempre visando à participação ativa dessas. Na segunda visita, foi feita uma pequena gincana com os alunos. Na quadra da Escola, foram divididas igualmente duas equipes, independente de sexo e de idade, e formadas duas fileiras. Ao som do apito, o primeiro integrante de cada fileira deveria correr até um monitor, posto a 30m de distância das fileiras, e bater na mão dele; quem batesse primeiro, deveria indicar dois membros de sua equipe para ir a uma bancada. Nessa bancada, outro monitor faria uma pergunta simples sobre a ascaridíase e, se respondida corretamente pelos alunos, a equipe que respondeu receberia um ponto, caso contrário, a equipe adversária o receberia. Venceria a equipe que tivesse mais pontos. Ao final, todos os alunos, independentemente de equipe, receberam jujubas em forma de minhoca. Com essa extensão, foi notado, por meio dos comentários, e mesmo pelas ações conscientes e inconscientes das crianças durante as atividades, que os alunos apreenderam a maioria das informações básicas necessárias à prevenção da
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