
TICS NA EDUCAÇÃO: O USO DE SOFTWARE LIVRE NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE
2018; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 14 Linguagem: Português
10.15628/rbept.2018.6875
ISSN2447-1801
AutoresMagnólia Maria Medeiros, Maria Jane de Queiroz,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo descreve uma pesquisa-ação emdesenvolvimento através de um projeto de extensãodenominado “TICs na educação: o uso de software livrena promoção da acessibilidade”, cuja finalidade épromover a oferta de uma educação verdadeiramenteinclusiva no tocante ao uso de tecnologias assistivascomo recursos para a inclusão social e participação dealunos com deficiência, mobilidade reduzida ouincapacidade no cotidiano escolar, através da atuaçãode docentes capacitados no uso de tais tecnologias.Uma das ações do projeto é a oferta de um curso decapacitação em tecnologias assistivas utilizandosoftware livre, a fim de capacitar docentes em suaatuação com alunos deficientes, aprimorando suaprática e possibilitando a inserção do aluno no processode ensino-aprendizagem. Esta demanda surgiu a partirde visitas a escolas públicas municipais e estaduais dacidade de Currais Novos - Rio Grande do Norte, em queobservou-se uma quantidade insuficiente de docentescapacitados para manusear adequadamente os recursostecnológicos disponíveis, além da existência delaboratórios ociosos e/ou máquinas contendo softwarespiratas. Assim, como resultados do projeto, espera-sedisseminar e incentivar a formação docente paraatuação junto aos alunos deficientes; contribuir paraesta formação, auxiliando, ainda que indiretamente, aparticipação, inclusão e aprendizagem de alunosdeficientes; estimular o uso do hardware existente noslaboratórios e Salas de Recursos Multifuncionais ecombater a pirataria em laboratórios de informática eSalas de Recursos Multifuncionais através do uso desoftware livre.
Referência(s)