Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AVALIAÇÃO IN VITRO DOS EFEITOS INSETICIDA E LARVICIDA DE OITO ÓLEOS ESSÊNCIAIS SOBRE O CASCUDINHO AVIÁRIO (Alphitobius diaperinus)

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5380/avs.v23i2.46127

ISSN

2317-6822

Autores

Andréia Volpato, Gabriela M. Galli, Gabriela Campigotto, Patrícia Glombowsky, Roberto Christ Vianna Santos, Aleksandro S. Da Silva, Rodrigo de Almeida Vaucher,

Tópico(s)

Cassava research and cyanide

Resumo

Alphitobius diaperinus, popularmente conhecido como o cascudinho de aviário, é um inseto que se destaca na avicultura por ser vetor de patógenos e de difícil controle. Esta dificuldade está relacionada à contra-indicação na utilização de produtos químicos, já que enquanto as aves estão no aviário, grandes prejuízos podem ocorrer em consequência de elevadas infestações. Portanto, produtos naturais com potencial inseticida e larvicida poderiam ser usados, sem prejudicar as aves e sem deixar resíduo na carne do frango. Em virtude disso, neste estudo objetivou-se verificar o efeito dos óleos de Capim limão (Cymbopogon citratus), Cedro (Cedrus atlantica), Gengibre (Zingiber officinale), Gerânio (Pelargonium graveolens), Junípero (Juniperus communis), Palmarosa (Cymbopogon martinii), Tomilho (Thymus vulgaris) e Vetiver (Vetiveria zizanioides) sobre a suscetibilidade de A. diaperinus. Os testes foram realizados em triplicata com os óleos essenciais nas concentrações de 1, 5 e 10%. A fim de validar os testes, foram utilizados dois controles: sem tratamento e com diluente (Triton). O efeito inseticida do óleo de Capim limão não foi satisfatório, pois a mortalidade superior a 50% foi atingida 15 dias após início do teste. O óleo de Cedro não demostrou efeito significativo sobre adultos e larvas, pois os valores de mortalidade foram inferiores a 50% em todas as concentrações avaliadas. Os efeitos inseticidas e larvicidas não foram observados nos demais óleos nas concentrações testadas neste experimento (P>0,05). Portanto, com base nos resultados dos testes in vitro podemos concluir que os óleos testados neste trabalho não apresentam efeitos inseticidas e larvicidas nas concentrações testadas, sobre A. diaperinus e, com isso, são inadequados para o controle alternativo desta praga.

Referência(s)
Altmetric
PlumX