Tempo, espaço e conhecimento nas escolas rurais (multi)seriadas e transgressão ao modelo seriado de ensino
2018; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 31; Issue: 101 Linguagem: Português
10.24109/2176-6673.emaberto.31i101.3537
ISSN2176-6673
AutoresSalomão Antônio Mufarrej Hage, Maria Izabel Reis,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO trabalho dos docentes nas turmas e escolas rurais (multi)seriadas caracteriza-se pela precarização e pelo protagonismo. Eles resistem às situações adversas que configuram os processos educativos produzidos, em grande medida, pelo descaso e abandono do poder público e pela hegemonia da aplicação do modelo seriado como forma de organização do ensino. Os estudos e ações de formação realizados pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (Geperuaz) motivam a discussão sobre o controle dos tempos/espaços/conhecimentos imposto pelo modelo seriado de ensino, como base da hegemonia desse modelo nas experiências das turmas e escolas rurais (multi)seriadas. Há sinais que convergem para o enfrentamento e a desconstrução dessa hegemonia e para a transgressão da matriz social, cultural, territorial e educacional que constitui a (multi)série.
Referência(s)