Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Possibilidades para o ensino de História em diversas fontes históricas a partir do caso Sacco e Vanzetti

2018; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português

10.26512/hh.v6i11.11013

ISSN

2318-1729

Autores

Eduardo da Silva Soares,

Tópico(s)

Educator Training and Historical Pedagogy

Resumo

Este artigo discute as possibilidades de ensino através das fontes e dos recursos disponibilidades na internet para estudar o caso Sacco e Vanzetti. O referido caso ocorreu entre os anos 1920, nos Estados Unidos da América. Ao longo deste artigo surgem propostas de estudos com conceitos que podem ser relacionados ao caso supracitado, por exemplo: e/imigração, fascismo, Red Scare, entre outros. Há, também, o levantamento e a especulação sobre os recursos, as ferramentas, as fontes e as alternativas que os estudos de caso possibilitam aos professores. Os objetivos foram básicos, ou seja, focaram em breves reflexões referentes aos conceitos sendo explorados na sala de aula. Em suma, são destacados os momentos da formação de considerações teóricas plausíveis de serem realizados pelos professores com os alunos.

Referência(s)