REVISÃO TEXTUAL PROFISSIONAL E CORREÇÃO TEXTUAL PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DOIS PROCESSOS
2018; Mato Grosso do Sul; Volume: 11; Issue: 26 Linguagem: Português
10.30681/rln11263277
ISSN1983-8018
AutoresFrancieli Matzenbacher Pinton, Halyne Maria Stefani do Porto,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste trabalho objetiva verificar em que medida as atividades de revisao textual e correcao textual de cunho de pedagogico se aproximam ou se distanciam. Para isso, selecionamos dois manuais de revisao – Malta (2010) e Coelho Neto (2013) – e um material sobre correcao textual escolar – Ruiz (2010) – e analisamos, comparativamente, o procedimento das atividades. Sobre revisao, identificamos: revisao por sinais, copidesque e revisao por comentarios. Sobre a correcao, identificamos os tipos indicativa, classificatoria, resolutiva e textual-interativa. Considerando o proposito e o contexto das atividades, constatou-se que, embora ambas as tarefas busquem o aperfeicoamento textual, cada uma exige uma formacao profissional especifica.
Referência(s)