
Inovações Sociais como Meio de Promoção do Consumo Sustentável: Possibilidades e Desafios
2018; UNIV. REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 16; Issue: 44 Linguagem: Português
10.21527/2237-6453.2018.44.383-416
ISSN2237-6453
AutoresVerônica Macário de Oliveira, Suzanne Érica Nóbrega Correia, Carla Regina Pasa Gómez,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoA proposta de consumo sustentável como um dos três principais objetivos do desenvolvimento sustentável centra-se no atendimento às necessidades humanas, ao tempo em que busca estabelecer o respeito aos limites do ecossistema. A sociedade civil é protagonista neste processo e pode tanto mobilizar pressões para que as mudanças institucionais necessárias ocorram quanto promover ações bottom-up, como inovações sociais, que buscam apresentar respostas para os problemas sociais e potencializar as localidades e os recursos rumo ao desenvolvimento, através de ações democráticas e participativas que promovam a inclusão social, tais como práticas de formação de redes de comércio justo, cooperativas de alimentos, plataformas de negociação e permuta, bem como a criação de moedas locais. Assim, este ensaio tem como propósito discutir como inovações sociais podem contribuir para a promoção do consumo sustentável, analisando as possibilidades e os desafios inerentes a este processo. Para tanto, em termos metodológicos, foi realizado um ensaio teórico. Os resultados demonstram que inovação social pode auxiliar na promoção do consumo sustentável, uma vez que analisadas sob a perspectiva do contexto social, elas promovem a adoção de novas práticas, novas relações de trabalho, novas formas de produção e consumo que provocam mudanças nas relações sociais e renovam suas relações em termos de sustentabilidade ao aumentar a proporção do consumo realizado fora do mercado convencional, sendo muitas vezes vista como uma contribuição importante para uma vida sustentável a nível local, apesar de enfrentar alguns desafios.
Referência(s)