Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ensino híbrido com a utilização da plataforma Moodle

2018; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.15536/thema.15.2018.1175-1186.1070

ISSN

2177-2894

Autores

Débora Frantz, Janilse Fernandes Nunes, Iuri Lammel Marques, Nelson Marques,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo evidenciar uma experiencia com o uso de metodologias ativas, mediadas pelas Tecnologias Digitais (TDs). A iniciativa foi motivada na disciplina Tecnologia de Informacao e Comunicacao no ensino de Ciencias e Matematica, que cursamos no Doutorado em Ensino de Ciencias e Matematica da Universidade Franciscana - UFN. A proposta de trabalho foi baseada em uma metodologia de ensino hibrido, na disciplina de Mecânica Analitica, fundamentada em um modelo pedagogico em Ensino a Distância (EaD) de Behar (2013), que consiste em conteudos e em aspectos organizacionais, metodologicos e tecnologicos, bem como no ensino hibrido popularizado por Bergman e Sams (2016). Dessa forma, foi elaborado e estruturado um trabalho que pudesse envolver os estudantes do oitavo semestre do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas Visconde da Graca, em atividades que envolvessem o ensino hibrido com a utilizacao do recurso tecnologico Moodle. Tivemos como ponto de partida o conteudo programatico Dinâmica Hamiltoniana, do curriculo de Licenciatura em Fisica, tendo sido programadas atividades que envolvessem o conteudo especifico da disciplina. Para esse fim, foram aplicadas videoaulas on-line do Youtube, com explicacoes detalhadas do conteudo e das resolucoes das atividades, que do mesmo modo traziam o debate para sala de aula, no Campus, em encontros presenciais ou em foruns no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A experiencia vivenciada por meio da pratica com ensino hibrido propiciou um processo de construcao do conhecimento em rede, por possibilitar a diversidade de ferramentas para a construcao do mesmo. Essa diversidade de possibilidades foi de grande importância, pelo fato de proporcionar o ajustamento e a adaptacao as necessidades individuais de cada estudante, contribuindo para que houvesse a liberdade de escolha por parte dos estudantes sobre as melhores formas e ferramentas para a construcao do conhecimento.

Referência(s)