
COMO VAGA-LUME... O TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR EXPERIENTE AO PROFESSOR INICIANTE
2018; Linguagem: Português
10.17648/educare.v13i27.14070
ISSN1981-4712
AutoresSueli de Souza, Márcia Roza Lorenzzon, Simone Albuquerque da Rocha,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEsta pesquisa tem origem no projeto aprovado pela UFMT no Observatório da EducaçãoOBEDUC/CAPES/INEP/SECADI, que investiga sobre o professor iniciante, seu desenvolvimento profissional, dificuldades e necessidades, inserindo neste contexto, o professor experiente. O objetivo principal foi o de evidenciar nasescolas dos municípios de Rondonópolis e Primavera do Leste, as dificuldadesque os professores iniciantes enfrentam no início de carreira e a como esta realidade se apresenta quando um professor experiente na escola lhe dá apoio e acompanhamento. O loci da pesquisaforam quatroescolas públicas, nos dois municípios, e os sujeitos foram quatro professoras iniciantes, sendo uma de cada escola, dois na Escola Municipal de Rondonópolis e dois na Escola Estadual de Primavera do Leste.As questões que se indagam são: Quais as dificuldades relatadas pelos professores no início da carreira profissional? Como eles percebem a inserção de um professor experiente para acompanhá-los e orientá-los em seus impasses e desafios? O que dizem os professores iniciantes que não contam com auxílio do professor experiente em suas práticas? Apoiada na pesquisa qualitativa, o estudo adotou para coleta de dados as narrativas das professoras que foram analisadas a partir de dois eixos: dilemas dos professores no início da carreira; e a relação de acompanhamento do professor experiente ao professor iniciante. Evidenciou-se nas narrativas, que os professores em início de carreira sofrem com a falta de experiência e o quanto o trabalho do professor experiente pode contribuir de forma significativa para jogar luz em seus caminhos a fim de tenha condições de enfrentar os desafios postos com mais confiança.
Referência(s)