Artigo Revisado por pares

Elementos para uma teoria crítica da dissonância

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 59; Issue: 139 Linguagem: Português

ISSN

1981-5336

Autores

Daniel Pucciarelli,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O presente artigo reconstroi e desenvolve os elementos fundamentais da teoria da dissonância elaborada por Theodor W. Adorno em sua filosofia da musica. Parte-se de uma breve exposicao do tratamento conferido pela musicologia historica – com toda sua equivocidade autoconsciente e constitutiva – aos conceitos de dissonância e consonância para dele se depreender as linhas fundamentais de um tratamento filosofico da dissonância. Lancando mao dos recursos mobilizados por alguns teoricos da nova musica, reconstroi-se assim as estacoes da teoria critica da dissonância entre desnaturalizacao, emancipacao e liquidacao da dissonância. Por fim, defende-se a tese de uma interpretacao dinâmica do uso e da percepcao da dissonância segundo contextos socioesteticos determinados.

Referência(s)