Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Produtos educacionais voltados para a matemática no dia-a-dia: “Geocampo” e “Matemática nas profissões”

2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 6; Issue: 10 Linguagem: Português

10.5965/2357724x06102018276

ISSN

2357-724X

Autores

Viviane de Oliveira Santos, Elisa Fonseca Sena Silva, Erenilda Severina da Conceição Albuquerque,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste artigo iremos descrever os produtos educacionais “Geocampo” e “Matemática nas profissões”, resultantes do projeto de extensão “Sem mais nem menos” do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), cujo objetivo foi investigar onde os alunos das turmas de sextos e sétimos anos de uma escola municipal de Maceió viam a Matemática no cotidiano. O projeto foi iniciado com a aplicação de um questionário com o qual se pretendia responder onde a Matemática era vista pelos alunos. De posse desse levantamento, foi criado um jogo envolvendo a geometria no campo de futebol e, em seguida, um livro de atividades explorando a Matemática presente em algumas profissões. Além de motivar os alunos, o objetivo foi desfazer a ideia de que a Matemática é apenas números e que é vista apenas na escola.

Referência(s)