A cinemateca brasileira: produções fílmicas e escritas resgatando as fontes primárias na prática da pesquisa em educação
2009; Volume: 7; Linguagem: Português
10.5585/cpg.v7n0.1906
ISSN2525-3514
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNeste artigo, busca-se apresentar a produção cinematográfica como fonte de pesquisa da área educacional e mesmo como uma possibilidade de se produzir uma análise histórica da sociedade. Para tanto, traça-se um breve panorama do acervo presente na cinemateca brasileira tendo-a como um lugar privilegiado de preservação das produções filmicas, revistas e periódicos produzidos em uma época em que a censura permeava toda e qualquer intervenção manifestamente desarticulada com o regime militar. Neste contexto, a revista “Filme e cultura” pode permitir-nos lançar um olhar sobre elementos possíveis e pouco convencionais no fazer pedagógico, dando-nos a compreensão de uma atmosfera de conflitos e questionamentos reveladores daquele momento. É um convite a todos os que estão buscando desenvolver uma visão crítica da educação, tendo como base elementos que nos levem à compreensão da subjetividade presente na relação entre sujeito, passado e presente.
Referência(s)