VARIÁVEIS EXPLICATIVAS DA ATITUDE DE CONSUMO DE CRÉDITO

2018; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 18; Issue: 49 Linguagem: Português

10.5752/p.1984-6606.2018v18n49p122-140

ISSN

1984-6606

Autores

Paulo Roberto da Costa Vieira, Samuel de Jesus Monteiro de Barros, Cecília Lima de Queirós Mattoso, Antonio Carlos Magalhães Silva,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Embora consolidada no âmbito da microeconomia tradicional, a hipótese de que o ponto ótimo do consumidor acontece quando a reta orçamentária tangencia a curva de indiferença mais distante da origem, não consegue explicar os níveis de consumo observados na economia brasileira no intervalo de tempo compreendido entre 2003 e 2014, uma vez que o crescimento exponencial do consumo foi principalmente calcado em consumo de crédito para aquisição de bens duráveis, em lugar da renda disponível, como postula a microeconomia tradicional. Nesse contexto, o presente trabalho propõe estudar a adequação do modelo ABC das atitudes como escala para medir a atitude do consumo de crédito no mercado brasileiro, utilizando regressão logística enquanto ferramenta estatística para tratamento dos dados. Para tanto, foi utilizada a base de dados de Barros (2015), cujo estudo, fundamentado no modelo de Pattarin e Cosma (2012), realizou pesquisa de survey, com amostra de conveniência constituída por 410 respondentes na cidade do Rio de Janeiro. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário estruturado, com respostas em escala Likert, acrescido de uma questão dicotômica, a qual corresponde, no presente estudo, à variável dependente referente à contração de crédito. Os resultados corroboraram os gerados por Barros (2015), indicando que o aludido modelo exibe potencial para predizer a decisão de contratação de crédito para consumo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX