
Timor-Leste, uma experiência intercultural nas políticas de ajuda à educação
2009; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5585/cpg.v6n1.1876
ISSN2525-3514
Autores Tópico(s)Peacebuilding and International Security
ResumoEsse trabalho faz parte de um estudo teórico-crítico sobre os fenômenos interligados com a globalização e as políticas educacionais que põe frente a frente culturas diversas e distantes mediadas pela ajuda internacional a países definidos como “pouco desenvolvidos”, no caso deste estudo, o Timor-Leste. Pretende-se contrapor os novos programas de ajuda educacional e seus conceitos tirados da agenda globalizada e as diferentes culturas que se defrontam nesse cenário para colocá-los em prática. Com base em estudo desenvolvido no local e com a documentação disponível, neste artigo propõe-se um novo entendimento da questão de ajuda global para a educação no espaço chamado de colonialidade e se propõe oferecer ajuda na definição e nas práticas de projetos educativos em países como Timor-Leste. Essa contribuição pode não lograr êxito se não considerar novas conceituações da cultura e sua interpenetração nas localidades antes afetadas pelo colonialismo tradicional, principalmente no que diz respeito à educação.
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