O APOCALIPSE BERGMANIANO

2008; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Inglês

ISSN

2594-3766

Autores

José Djalma da Silva, Samuel Carvalheira de Maupeou,

Tópico(s)

Historical and Religious Studies of Rome

Resumo

Resumo Sob o olhar das manifestacoes artisticas e culturais da Idade Media Ocidental, o texto a seguir visa a analisar a obra cinematografica intitulada O Setimo Selo (1957), dirigida pelo cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007). Este filme consiste, pois, numa importante fonte para a compreensao da chamada crise do medievo na Baixa Idade media (seculos XIV e XV): as Cruzadas, a fome, a Inquisicao, a morte e a Peste Negra. A analise proposta se compoe, portanto, de tres partes principais. Em primeiro lugar, apos uma breve biografia de Ingmar Bergman e algumas informacoes sobre o filme, serao enfatizadas as referencias, feitas ao longo da obra, a passagens do Livro do Apocalipse, a musica Dies Irae e a Danca da Morte. Alem disto, serao igualmente observadas as influencias exercidas sobre o cineasta por Carmina Burana e pelas igrejas da sua cidade natal, Uppsala. Em seguida, sera proposto um estudo mais aprofundado do Livro do Apocalipse e de algumas de suas passagens com o intuito de expor as leituras que se fazia delas na epoca. A partir disto, sera realizada uma interpretacao sobre a maneira como essas mesmas leituras contribuiam para suscitar nas mentes dos individuos a ideia de um fim proximo e inevitavel. Por fim, conclui-se com uma indagacao, a partir do mesmo texto biblico, sobre a origem do medo da morte que permeava o imaginario medieval. Acredita-se que esse medo se devesse sobretudo a concepcao imaginaria de um Deus Pai, severo e dominador, cuja representacao estava intimamente associada aos conceitos de sancao e de imprevisibilidade. Palavras-chave: O Setimo Selo, Baixa Idade Media, Livro do Apocalipse Abstract Among artistic and cultural manifestations about the Occidental Middle Ages, the present text aims at analysing The Seventh Seal (1957), film directed by the Swedish film director Ingmar Bergman (1918-2007). It is an important source to comprehend the so-called medieval crisis in the Late Middle Ages (XIVth and XVth centuries): the Crusades, the famine, the Inquisition, the death and the Black Plague. Therefore, the analysis proposed comprehends three main parts. At first, after a brief biography of Ingmar Bergman and some informations about the film, the references, done during the work, to The Book of Apocalypse passages, to Dies Irae song and to the Dance of Death are going to be emphasized. Moreover, in the same way, the influences exercised on the film director by Carmina Burana and by the churches from his native city, Upsala, are going to be observed. Afterwards, a deeper study about The Book of Apocalypse and some of its passages are going to be proposed in order to expose the readings that were done of that in those days. Based on that, an interpretation are going to be realised about the manner as that same readings contribute to generate on individual minds the idea of a near and inevitable ending. At last, the text are going to be concluded with an enquiry, based on the same biblical text, about the origin of the fear of the death that used to permeate the medieval imaginary. It’s believed that this fear were explained above all by the imaginary conception of a God the Father, severe and domineering, whose representation was intimately associated to the concepts of sanction and imprevisibility. Keywords: The Seventh Seal, Late Middle Ages, The Book of Apocalypse

Referência(s)