Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO DE ALUNOS DO IFRO

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18540/revesvl1iss2pp0149-0157

ISSN

2595-4490

Autores

Josefa Aparecida Pereira de Andrade, Tatiane Alves Pereira, Rosa Oliveira Marins Azevedo,

Tópico(s)

Education and Work Dynamics

Resumo

Este estudo objetivou conhecer as representações sociais sobre trabalho de alunos de dois campi do Instituto Federal de Educação de Rondônia - IFRO: Ji-Paraná (curso de Licenciatura em Química) e Colorado Oeste (curso de Licenciatura em Ciências Biológicas). Configura-se como descritivo e está embasado teoricamente pelas representações sociais. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário e os resultados e informações foram apresentadas no texto com a seguinte organização: duas sessões, na primeira foi feita uma sucinta abordagem do trabalho e sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica, tendo como base a concepção do Trabalho como princípio Educativo e uma breve discussão sobre formação para mercado de trabalho X mundo do trabalho; na segunda são apresentadas as representações sociais dos alunos participantes da pesquisa. Os resultados mostraram que, para a maioria dos alunos, a função principal do trabalho é garantir a subsistência, considerando-o como um meio de se obter retorno financeiro e relacionando-o à aquisição de bens materiais. Destacou-se, embora de maneira menos expressiva a função que dois alunos deram para o trabalho: promover inclusão social. Pudemos conhecer as representações sociais de trabalho de alunos do IFRO, compreendendo que estas, são construídas de acordo com as experiências, interações e vivências que cada um tem ao longo da vida.

Referência(s)