Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DE GRUPOS ACADÊMICOS

2018; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 18; Issue: 49 Linguagem: Português

10.5752/p.1984-6606.2018v18n49p103-121

ISSN

1984-6606

Autores

Jefferson Pereira de Andrade, Wenner Gláucio Lopes Lucena,

Tópico(s)

Financial Literacy, Pension, Retirement Analysis

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo verificar a relação entre o nível de educação financeira de diferentes grupos acadêmicos com as características individuais e o comportamento financeiro desses alunos. A amostra da pesquisa foi composta de 188 alunos do curso de Ciências Contábeis (Para efeito deste artigo foram denominados grupo acadêmico 1) e alunos dos cursos de licenciatura, pedagogia e serviço social (Grupo acadêmico 2). A amostra foi definida a partir dos componentes curriculares dos cursos. Verificou-se que 68 alunos eram do gênero masculino e 120 do gênero feminino, 86% dos pesquisados afirmaram ser solteiros, 53,7% possui idade entre 20 e 26 anos e 53,19% são do curso de Ciências Contábeis. Verificou-se ainda que existe uma relação estatística significativa com relação à graduação e os conhecimentos financeiros, também foi possível perceber essa relação quanto ao gênero dos pesquisado. Verificou-se ainda que os alunos atribuem importância a temas como planejamento financeiro, orçamento, poupança e investimento, entretanto não foi encontrada relações estatísticas com o nível de educação financeira dos alunos. Também foi possível verificar que os alunos mais educados financeiramente demonstram ter mais confiança para gerir as próprias finanças.

Referência(s)