Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma sequência educacional para o ensino de medida de comprimento didática como produto

2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 6; Issue: 10 Linguagem: Português

10.5965/2357724x06102018349

ISSN

2357-724X

Autores

Nazaré do Socorro Moraes Silva, José Messildo Viana Nunes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Neste trabalho apresentamos a descrição de um produto educacional organizado nas seções: produto educacional; a relação da pesquisa de mestrado e produto; a relevância deste e seu potencial. O produto é fruto da pesquisa de mestrado profissional desenvolvido no programa de pós-graduação em docência em educação em ciências e matemática. Ele se configura em uma sequência didática com propósito de favorecer a noção de conceitos referentes a grandeza e medida, em particular, medida de comprimento. A sequência está constituída de oito atividades em que abordamos o ensino da medida de comprimento a partir de sua grandeza, organizada na perspectiva da Teoria das Situações Didáticas. Esta sequência foi experimentada numa turma do 6º ano do ensino fundamental e a partir de sua validação ampliamos seu alcance para ser trabalhada com alunos do ensino fundamental com as devidas adaptações em relação ao nível escolar da turma.

Referência(s)