
GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ANPED
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 42; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5216/ia.v42i3.48941
ISSN1981-8416
AutoresMaria Cláudia Dal’Igna, Renata Porcher Scherer, Éderson da Cruz,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta e discute os resultados de uma análise realizada a partir da produção acadêmica de uma importante associação de pesquisa em educação do Brasil, a ANPEd, desenvolvida por pesquisadoras e pesquisadores vinculados ao GT 23: Gênero, Sexualidade e Educação. Tal análise foi elaborada para subsidiar pesquisas vinculadas a um Programa de Pós-Graduação em Educação. A partir dessa produção, tomando como referencial teórico os Estudos de Gênero e os Estudos Foucaultianos, o presente artigo examina 25 trabalhos apresentados em reuniões anuais, entre 2004 e 2014. Essa análise possibilita refletir sobre os modos como gênero e sexualidade são abordados ao focalizar a formação de professores, e oferece contribuições para que se possa construir e delimitar futuros problemas de pesquisa sobre esses temas.Palavras-chave: gênero; sexualidade; formação de professores; ANPEd.
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