Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ENTRE IDAS E VINDAS: VICISSITUDES DO MÉTODO CASTILHO NO BRASIL DO SÉCULO XIX

2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 56 Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/70697

ISSN

2236-3459

Autores

Carlota Boto, Suzana Lopes de Albuquerque,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

Resumo As escolas de primeiras letras nas diferentes províncias brasileiras, ao longo do século XIX, tinham seus fazeres influenciados por métodos de ensino internacionalmente postos no território das ideias pedagógicas da Modernidade. Uma ação pontual foi a vinda do poeta e educador português António Feliciano de Castilho (1800-1875) para apresentação de seu método na Corte brasileira. O curso dado por Castilho passou por momentos de rejeição explícita, implicando inclusive o cancelamento do mesmo curso; o que suscita diversos questionamentos: Quais motivos levaram à rejeição do método de Castilho e o cancelamento de seu curso na Corte brasileira? Quais as perspectivas pedagógicas e quem é o professor que, ao defender o método Jacotot, estabeleceu diversos debates com Castilho?

Referência(s)