
Som-silêncio em Concretion 1960, de Hans-Joachim Koellreutter
2018; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20504/opus2018b2402
ISSN1517-7017
Autores Tópico(s)Schopenhauer and Stefan Zweig
ResumoConcretion 1960 é o primeiro ensaio planimétrico de Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005). Nele, o conceito de som-silêncio de Koellreutter está claramente realizado musicalmente. Neste artigo, explico este conceito e demonstro de que modo, e através de quais técnicas composicionais, Koellreutter chega a uma música na qual, em suas palavras, “o som é silêncio e o silêncio é som”. Com este objetivo, analiso a partitura da obra fazendo uso de definições e conceitos próprios do compositor, que se baseiam na sua estética relativista, numa visão da história da música como representativa de diferentes tipos de consciência, e em princípios da percepção gestáltica. A peça é uma mobile-form construída por unidades estruturais compostas de linhas e blocos sonoros que criam um devir estático, quiescente e diáfano, que propõe ao ouvinte uma escuta contemplativa e aquilo que o compositor chama de “experiência mítica” do silêncio como origem de todos os sons.
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