Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O projeto do Ensino Primário para Todos em Moçambique: 1975 a 1990

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14244/198271992083

ISSN

1982-7199

Autores

Octávio José Zimbico, José de Inocêncio Narciso Cossa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Abstract Primary education (PE) for All in Mozambique is at the heart of this text, which has the issue of admission, schooling, completion and school dropout rates in the PE, which were below expectations between 1975 and 1990, which imposes the challenge of identifying the factors and mechanisms of this tendency, and of re?ecting to understand this phenomenon, in the search of strategies to reduce school failure. The objective is to understand the behavior of school personnel in the PE, in light of the goal of the government plan that had defined the 1980s as the decade for eradicating illiteracy and “for the victory over underdevelopment”. In methodological terms, the bibliographic review, the analysis of the legislation, statistics and contents of the Magazine Tempo constituted the base of sustentation of the ideas of this text. The main findings reveal that political and economic factors (internal and external) have ended up jeopardizing the efforts to universalize the PE in the period, which coincides with the implementation of the project of building a socialist republic. Resumo O ensino primario (EP) para Todos, em Mocambique, esta no centro deste texto, que tem como problema o fato das taxas de admissao, escolarizacao, conclusao e evasao escolar no EP terem estado abaixo das expectativas entre 1975 e 1990, o que coloca o desafo de identificar os fatores e mecanismos desta tendencia e de re?exoes para compreender este fenomeno, na busca de estrategias de reducao do insucesso escolar. O objetivo e compreender o comportamento dos efetivos escolares do EP, a luz da meta do plano governamental que tinha definido a decada de 1980 como de erradicacao do analfabetismo e “da vitoria sobre o subdesenvolvimento”. Em termos metodologicos, a revisao bibliografica, a analise da legislacao, estatisticas e conteudos da Revista Tempo constituiram a base de sustentacao das ideias deste texto. Os principais achados revelam que fatores politicos e economicos (internos e externos) acabaram por comprometer os esforcos de universalizacao do EP, no referido periodo, que coincide com a implementacao do projeto de construcao de uma republica socialista. Keywords : Schooling, Education for All, Mozambique. Palavras-chave : Escolarizacao, Educacao para Todos, Mocambique. References BHOLA, H. S. Literacy for revitalization in the SADCC countries of Southern Africa (Paper presented at the Modern Language Association Right to Literacy Confference). 19 f. Columbus, Ohio, sept.1988. Disponivel em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED297304.pdf. Acesso em 31 jan. 2017. FONSECA, Rui. The Development of Literacy Programmes in Mozambique. In: FORDHAM, Paul (Org.). One billion illiterates, one billion reasons for action (Report and extracts from papers of International Seminar on co-operating for literacy). Berlim – West Germany, p.152-157, oct. 1983. Disponivel em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086203eo.pdf. Acesso em: 31 jan. 2017. GOMEZ, Miguel Buendia. Educacao mocambicana : historia de um processo (1962-1984). Maputo: Livraria Universitaria (Universidade Eduardo Mondlane), 1999. MARIO, Mouzinho; GOMEZ, Miguel Buendia; KOUWENHOVEN, Wim; ALBERTO, Adalberto; WADDINGTON, Clotilde. Review of education sector analysis in Mozambique, 1990-1998 . Working Group on Education Sector Analysis. Paris: UNESCO, 2002. Disponivel em: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001251/125122Eo.pdf. Acesso em 31 jan. 2017. MOCAMBIQUE. Constituicao da Republica Popular de Mocambique. In: Boletim da Republica , I serie, n. 1, p.32 (1-15). Maputo: Imprensa Nacional de Mocambique, 1975. MOCAMBIQUE. Portaria n. 252/76, de 6 de Novembro. In: Boletim da Republica , Maputo, I serie, n. 130, p.553-554, 1976. MOCAMBIQUE. Lei n. 4/83, de 23 de Marco: aprova o Sistema Nacional de Educacao e a respectiva estrategia de implementacao. In: Boletim da Republica , Maputo, I serie, n. 12, p.24 (13-21). Maputo: Imprensa Nacional de Mocambique, 1983. MOCAMBIQUE. Lei n. 6/92, de 6 de Maio: aprova o reajuste do Sistema Nacional de Educacao. In: Boletim da Republica , Maputo, I serie, n. 19, Maputo, p.104 (8-13), 1992. OLIVEIRA, Antonio de Almeida. O ensino publico . Brasilia: Senado Federal, 1873. Disponivel em: http://livraria.senado.leg.br/o-ensino-publico.html. Acesso em 31 jan. 2017. SUMICH, Jason. Construir uma nacao: ideologias de modernidade da elite mocambicana. In: GRANJO, Paulo (Org.). Analise social : Revista do Instituto de Ciencias Sociais da Universidade de Lisboa, Lisboa, v. XLIII. n.18, p.319-345, 2008. TEMPOGRAFICA. Resolucao Geral da Conferencia Extraordinaria da OMM. In: Revista Tempo , Maputo, n. 737, p.22, 25 nov. 1984. TEMPOGRAFICA. Escolas da capital assinaram compromissos de aproveitamento. In: Revista Tempo , Maputo, n. 756, p.4, 07 abr. 1985. TEMPOGRAFICA. Quadros da Educacao: ainda longe da meta apesar dos esforcos . In: Revista Tempo , Maputo, n. 800, p.8, 09 fev. 1986. TEMPOGRAFICA. SNE: ultimo ano do I grau introduzido nas escolas primarias. In: Revista Tempo , Maputo, n. 849, p.17-18, 18 jan. 1987. TEMPOGRAFICA. Educacao: viver com alternativas. In: Revista Tempo , Maputo, n. 909, p.9, 13 fev. 1988. TEMPOGRAFICA. Orcamento chega apenas para manter Aparelho do Ensino a funcionar. In: Revista Tempo , Maputo, n. 979, p.22, 16 jul. 1989. TEMPOGRAFICA. Direito a Educacao, ainda uma intencao. In: Revista Tempo , Maputo, n. 1011, p.24, 25 fev. 1990a. TEMPOGRAFICA. Ninguem aguenta com esta Guerra. In: Revista Tempo , Maputo, n. 1004, p.14, 07 jan. 1990b. TEMPOGRAFICA. Anteprojecto da revisao da Constituicao. In: Revista Tempo , Maputo, n. 1006, p.25, 21 jan. 1990c. TEMPOGRAFICA. Historias do ensino em 90. In: Revista Tempo , Maputo, n. 1058, p.7, 20 jan. 1991.

Referência(s)