Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As implicações do Programa Choque de Gestão para o trabalho docente na Rede Estadual Mineira

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 10; Issue: 21 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2018v10n21p89-105

ISSN

2175-6600

Autores

Adelino Francklin,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A presente pesquisa visa analisar os efeitos do Programa Choque de Gestão (CG), entre 2003 e 2014, para o trabalho docente dos professores secundários da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (REE/MG). Justifica-se pelo fato de haver indícios de intensificação e precarização do trabalho docente devido às medidas deste programa de governo. O levantamento bibliográfico foi realizado por meio de buscas de artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado pelo Google Acadêmico, site de periódicos da Scielo, banco de teses da CAPES e em bibliotecas universitárias. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com 5 professores secundários da REE/MG. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Os resultados apontaram a existência de meritocracia, performatividade, proletarização, intensificação e precarização no trabalho docente na REE/MG. Entre as considerações finais, constatou-se que as medidas do programa CG, nas três gerações, provocaram uma intensificação e precarização do trabalho docente na REE/MG em virtude das condições de trabalho dos professores secundários, como a responsabilização por resultados, a má remuneração e a sobrecarga de trabalho.

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