
Comunicação e educação: os movimentos do pêndulo
2018; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15448/1980-3729.2018.3.29914
ISSN1980-3729
Autores Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste artigo resulta de pesquisa em escolas localizadas na cidade de São Paulo e entorno e se vincula a preocupações concernentes às interfaces educomunicativas. Um dos objetivos do trabalho foi o de verificar como os meios de comunicação e suas linguagens entram em circulação no cotidiano das aulas. Daí decorreram perguntas afeitas aos eventuais usos da comunicação nos processos de ensino e aprendizagem, assim como o reconhecimento dos hábitos midiáticos de discentes e docentes. Entre as técnicas investigativas acionaram-se entrevistas, questionários, observação direta, abrangendo cento e noventa e sete docentes e seiscentos e noventa e nove discentes, distribuídos em trinta e duas escolas. Os resultados indicam existir desencontros entre os ritmos dos discursos escolares e as temporalidades que matizam o cotidiano de alunos e professores, marcadas fortemente pelos media. Propomos promover a inter-relação comunicativo-educativa enquanto possiblidade de circundar aquelas distonias
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