Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As crianças e a cidade: pontos de vista e práticas sociais/culturais

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14244/198271992475

ISSN

1982-7199

Autores

Vera Lúcia Chacon Valença,

Tópico(s)

Children's Rights and Participation

Resumo

Abstract This article aims to socialize the results of a qualitative research on the relations between children and the city where they live, highlighting their points of view and their participation in local cultural groups. The subjects were 07 children, aged between 08 and 12, who were interviewed in January and February 2017. Childhood was considered as a social construction, and children, as actors, living in peripheral social contexts in Recife (Brazil) and in the Historical Site of Olinda, and participants of Maracatu, Caboclinhos, Coco de Roda, etc. They pointed to the lack of play spaces, the lack of basic physical infrastructure in the place where they live, as well as urban violence. Their participation in cultural groups has varied in levels of engagement, being deeper in the “root” groups, in which they receive religious initiation, including “shaving their hair”, and pay homage to the eguns, spirit of the dead of people who belonged to the Terreiros. They learn to manage groups as family “business”, to dance, sing, use percussion instruments and make various crafts. In the workshops they establish intergenerational relationships, and with children living in other neighborhoods too. The cultural groups work together to build personal identities and reinforce the sense of belonging/social identities. Resumo Este artigo tem por proposito socializar resultados de uma pesquisa qualitativa sobre as relacoes entre as criancas e a cidade onde moram, destacando seus pontos de vista e suas participacoes nos grupos culturais locais. Os sujeitos foram 07 criancas, com idades compreendidas entre 08 e 12 anos, que foram submetidas a entrevistas, em janeiro e fevereiro de 2017. A infância foi considerada como uma construcao social e as criancas, como atores, vivendo em contextos sociais perifericos do Recife (Brasil) e no Sitio Historico de Olinda, e participantes de Maracatu, Caboclinhos, Coco de Roda, etc. Elas apontaram para a falta de espacos para brincar, a ausencia de infraestrutura fisica basica no lugar onde moram, e tambem a violencia urbana. A participacao delas nos grupos culturais apresentou diversos niveis de engajamento, sendo eles mais profundos nos grupos de “raiz”, nos quais elas recebem iniciacao religiosa, incluindo o “raspar os cabelos”, e prestam homenagens aos eguns, espirito dos mortos de pessoas que pertenceram aos Terreiros. Elas aprendem a gerenciar os grupos como “negocios” da familia, a dancar, cantar, usar instrumentos de percussao e fazer artesanatos diversos. Nas oficinas estabelecem relacoes intergeracionais, e tambem com criancas moradoras de outros bairros. Os grupos culturais colaboram para a construcao das identidades pessoais e reforcam o sentimento de pertencimento/identidades sociais. Keywords : Children and cities, Learning, Social/cultural practices. Palavras-chave : Criancas e cidades, Aprendizagens, Praticas sociais/culturais. References AFOXE Baba Orixala Funfun. Disponivel em: . Acesso em: 02 mar. 2017. BAUMAN, Zygmunt. Confianca e medo na cidade . Traducao de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 94p. BERNET, Jaume Trilla. Ciudades educadoras: bases conceptuales. In: ZAINKO, Maria Amelia Sabbag (Org.). Cidades Educadoras . Curitiba: Ed. da UFPR,1997. p. 13-34. 198p. BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 . Dispoe sobre o Estatuto da Crianca e do Adolescente e da outras providencias. Disponivel em: . Acesso em: 23 ago. 2017. BRASIL. Secretaria da Cultura e da Diversidade Cultural. MINC, 2013. BROUGERE, Gilles. Uma teoria de aprendizagem adaptada: a aprendizagem como participacao. In: BROUGERE, Gilles; ULMANN, Anne-Lise (Org.). Aprender pela vida cotidiana . Campinas: Autores Associados, 2012. p. 307-320. 332p. BROUGERE, Gilles; ULMANN, Anne-Lise. Aprender pela vida cotidiana. Traducao de Antonio de P. Danesi (Colecao formacao de professores). Campinas, SP: Autores Associados, 2012. 332p. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Os jovens e a cidade : identidades e praticas culturais em Angra de tantos reis e rainhas. Rio de Janeiro: Relume Dumard: FAPERJ, 2002. 233p. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Juventudes e cidades educadoras . Petropolis: Editora Vozes, 2003. 180p. CARTA das Cidades Educadoras. Proposta Definitiva . Genova, novembro de 2004. Disponivel em: . Acesso em: 3 jun. 2017. CASTRO, Lucia Rabelo de. A aventura urbana : criancas e jovens no Rio de Janeiro. Fotografia: Carolina Lapreia. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004. 258p. CASTRO, Lucia Rabelo de. O futuro da infância e outros escritos . 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013. 225p. CERTEAU, Michel. A invencao do cotidiano : 1. Artes de fazer. 7. ed. Petropolis: Vozes, 1994. 320p. CERTEAU, Michel; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invencao do cotidiano : 2. Morar, cozinhar. 12. ed. Petropolis: Ed. Vozes, 2013. 274p. COCO de Umbigada. III Festival Coco de Roda Zumbi Olinda , 20 nov. 2016. Disponivel em: . Acesso em: 02 mar. 2017. CORSARO, William A. Sociologia da Infância . Porto Alegre: Artmed, 2011. 384p. FESTIVAL de Coco de Roda. O afoxe leva e celebra o candomble nas ruas. Blog Festival de Coco de Roda . s/d. Disponivel em: . Acesso em: 02 mar. 2017. FUSARI, Andrea. As criancas e os direitos de cidadania: a cidade como comunidade educativa. Educacao e Sociedade , ano XXIII, n. 78, p.257-264, abr. 2002. GASPAR, Lucia. O coco (danca) . Pesquisa escolar online , Fundacao Joaquim Nabuco, Recife, 2009. Disponivel em: . Acesso em: 02 mar. 2017. HALLEY, Bruno Maia. No ritmo dos acordes e flechas: a cultura popular enaltecendo o carnaval do Bairro de Agua Fria na Cidade do Recife. Revista Elisee , Rev. Geo. UEE-Goiânia, v. 1, n. 1, p. 77-97, jan./jun. 2012. IPHAN. Instituto do Patrimonio Historico e Artistico Nacional. Caboclinho pernambucano e o novo Patrimonio Cultural do Brasil . Disponivel em: . Acesso em: 15 fev. 2017. ITANI, Alice. Festas e calendarios . Sao Paulo: Editora UNESP, 2003. 112p. KORCZAK, Janusz. Quando eu voltar a ser crianca . Traducao de Yan Michaliski; direcao da colecao de Fanny Abramovich. Sao Paulo: Summus, 1981. 155p. LIMA, Janaina. A dona da brincadeira em Agua Fria . 2001. Disponivel em: . Acesso em: 24 maio 2017. MORIM, Julia. Sitio de Pai Adao/Terreiro Ile Oba Ogunte . 2014. Disponivel em: . Acesso em: 6 jun. 2017. MULLER, Fernanda; NUNES, Brasilmar Ferreira. Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento. Educacao e Sociedade , Campinas, v. 35, n. 128, p. 659-674, jul./set., 2014. SARAMAGO, Jose. Ensaio sobre a cegueira . Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1995. 312p. SCHUELER, Alessandra Frota Martinez; DELGADO, Ana Cristina Col; MULLER, Fernanda. A participacao das criancas nas festividades brasileiras. Revista Educacao em Questao , Natal, v. 29, n. 15, p. 122-148, maio/ago. 2007. SILVA, Vagner Goncalves da. Candomble e Umbanda : caminhos da devocao brasileira. [Ilustracao Olavo Cavalcanti]. 5. ed. Sao Paulo: Selo Negro, 2005. 149p. SOUZA, Marcelo L. de. O papel da educacao no combate a violencia urbana no Brasil: da educacao para a cidadania aos limites da educacao em uma sociedade injusta. In: ZAINKO, Maria Amelia Sabbag (Org.). Cidades educadoras . Curitiba: Ed. da UFPR, 1997. p. 91-103. 198p. SPINK, Mary Jane; MEDRADO, Benedito. Producoes de sentidos no cotidiano: uma abordagem teorico-metodologica para analise das praticas discursivas. In: SPINK, Mary Jane P. (Org.). Praticas discursivas e producao de sentidos no cotidiano : aproximacoes teoricas e metodologicas. 3. ed. Sao Paulo: Cortez, 2004. p. 41-61. 296p. THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum . Traducao de Rosaura Eichemberg. Sao Paulo: Companhia das Letras, 1999. 528p. TONUCCI, Francesco. La ciudad de los ninos : um modo nuevo de pensar la ciudad. Buenos Aires: Editorial Losada S.A., 1996. 224p. TONUCCI, Francesco. La ciudad de los ninos, um modo nuevo de pensar la ciudad. In: ZAINKO, Maria Amelia Sabbag (Org.). Cidades Educadoras . Curitiba: Ed. da UFPR, 1997. p. 45-74. 198p. ZAINKO, Maria Amelia Sabbag (Org.) Cidades Educadoras . Curitiba: Ed. da UFPR, 1997. 198p.

Referência(s)