Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Notas sobre o Conceito de Formação “Bildung” em Goethe e Rousseau

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14244/198271992786

ISSN

1982-7199

Autores

Siumara da Silveira Melo Quintella, Luíz Antônio Calmon Nabuco Lastória,

Tópico(s)

Schopenhauer and Stefan Zweig

Resumo

Abstract The broad Enlightenment movement was characterized by the defense of the emancipatory power of science and reason. Goethe and Rousseau positioned themselves within this movement in different ways in the context of the European eighteenth century. Considering the persistence of resonances of this movement in the contemporary, especially in the educational practices, this article aims to point out the influence of Goethe and Rousseau on the theoretical construct of Bildung. Thus, it was necessary to adopt an approach permeated by history and literature encompassing the autobiographical writings of both, to elucidate some possible approximations between them. So, we take as a basis fragments taken from the following Goethe works: The Years of Learning of Wilhelm Meister (1795), Memories: Poetry and Truth (1811), and the Trip to Italy (1786); works in which the concept of formation is the guiding thread of narratives. As for Rousseau’s writings, we consider as reference some fragments of the educational treatise Emile, or Education (1762), Discourse on Sciences and Arts (1750), the novel Julia or New Heloise (1760) and Confessions (1781). We will evidence the philosophical thinking of Kant’s to Goethe’s, for he spoke with the philosopher Konigsberg’s ideas about the formulation of his literary aesthetic, and above all with the notions of practical morality and aesthetic experience, notions under which its formation concept is based. By way of conclusion, we will expose the common telos to the philosophical thoughts of Goethe and Rousseau, due to the specificities of promoting the right of formation to all men, without distinction. Resumo O amplo movimento iluminista caracterizou-se pela defesa do poder emancipador da ciencia e razao. Goethe e Rousseau posicionaram-se no interior desse movimento de modos diferentes no contexto do seculo XVIII europeu. Tendo em vista a persistencia das ressonâncias deste movimento no contemporâneo, sobretudo no âmbito das praticas educacionais, este artigo objetiva apontar a influencia de Goethe e Rousseau no construto teorico da Bildung. Assim, fez-se necessaria a adocao de uma abordagem permeada pela historia e literatura abarcando os escritos autobiografcos de ambos, para elucidarmos algumas aproximacoes possiveis entre esses pensadores. Nessa direcao, tomamos por base fragmentos retirados das seguintes obras de Goethe: Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister (1795), Memorias: Poesia e Verdade (1811), e a Viagem a Italia (1786); obras nas quais o conceito de formacao e o fio condutor das narrativas. Quanto aos escritos de Rousseau, consideramos como referencia alguns fragmentos do tratado educativo Emilio, ou da Educacao (1762), do Discurso sobre as Ciencias e as Artes (1750), do romance Julia ou Nova Heloisa (1760) e das Confissoes (1781). Nesse itinerario, evidenciamos o pensamento filosofico de Kant para Goethe, pois este dialogou com as ideias do filosofo de Konigsberg quanto a formulacao de sua estetica literaria, e, sobretudo, com as nocoes de moralidade pratica e experiencia estetica, nocoes sob as quais se fundamenta seu conceito de formacao. A guisa da conclusao, exporemos o telos comum aos pensamentos filosoficos de Goethe e Rousseau considerando devidas especificidades: o de promover o direito a formacao a todos os homens indistintamente. Keywords : Formation, Education, Illuminism. Palavras-chave : Formacao, Educacao, Iluminismo. References BENJAMIN, W. Ensaios reunidos : Escritos sobre Goethe. 34.ed. Sao Paulo: Duas Cidades, 2009. BOLLE, W. A ideia de formacao na modernidade . In: GHIRALDELLI, P. Escola, Infância e Modernidade . Sao Paulo: Cortez, 1997. BOTO, C. A. A escola do novo tempo: entre o iluminismo e a revolucao francesa . Sao Paulo: Editora Unesp, 1996. CASSIRER, E. A questao Jean-Jacques Rousseau . Sao Paulo: Unesp, 1999. DALBOSCO, C. A. Kant e a educacao . Belo Horizonte/MG: Autentica, 2011. GOETHE, J.W.V. Os anos de Wilhelm Meister (1749-1832) . Sao Paulo: Editora 34, 2006. GOETHE, J.W.V. Memorias : Poesia e Verdade. Porto Alegre: Globo, v.1, 1971. GOETHE, J.W.V. Viagem a Italia 1786-1788 . Sao Paulo: Companhia das Letras, 1999. KANT, I. Critica da faculdade do juizo . Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 2005. KANT, I. Critica da razao pratica . Lisboa: Edicoes 70, 1999 KANT, I. Critica da razao pura. Lisboa: Fundacao Calouste Gulbnekian, 2001. KANT, I. Resposta a pergunta : que e esclarecimento? In: ______. Textos seletos. Petropolis-RJ: Vozes, 2005a, p. 63-71. KANT, I. Resposta a pergunta : que e o Iluminismo? In: ______. A paz perpetua e outros opusculos. Lisboa: Edicoes 70, 1998. KANT, I. Kants Werke, Akademie Textausgabe. Berlin. Walter de Gruyter & Co, vol III, p.109-23. In: Cadernos de Filosofia Alema . Trad. Fernando Costa Mattos e Monique Huslshof, no 13 – p.109-124 – jan-jun. 2009. LUKACS, G. Posfacio - Os Anos de aprendizado de Wilhelm Meister . Sao Paulo: Ensaio, 2006. LUKACS, G. Teoria do romance . Sao Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2000. MAAS, W. P. M. D. O cânone minimo : o Bildungsroman na historia da literatura. Sao Paulo: Editora UNESP, 2000. MAZZARI, M. V. Romance de formacao em perspectiva historica : O tambor de Lata de Gunter Grass. Cotia, SP: Atelie Editorial, 1999. ROSE, S. R. El misterioso caso aleman : um intento de compreende Alemania a traves de sus letras. Barcelona: Alba Editorial, 2007. ROUSSEAU, J.J. As confissoes . Sao Carlos/SP: Edipro, v.2, 2008. ROUSSEAU, J.J. Discurso sobre as ciencias e artes . Sao Paulo: Abril Cultural, 1993. ROUSSEAU, J.J. Emilio ou da Educacao . Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. ROUSSEAU, J.J. Julia ou a Nova Heloisa . Campinas/SP: Unicamp, 1994. SCHILLER, F. Cartas sobre educacao estetica da humanidade . Sao Paulo: Herder, 1963. STAROBINSKI, J. Jean-Jacques Rousseau : a transparencia e o obstaculo. Sao Paulo: Companhia das Letras, 1991.

Referência(s)