
Revolução visual da arte de Eisenstein em Ivan, o Terrível
2018; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 33 Linguagem: Português
10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.146458
ISSN2178-0447
AutoresAtílio Avancini, Fernanda Riscali,
Tópico(s)Visual Culture and Art Theory
ResumoA proposta do artigo é a leitura da mensagem cinematográfica e fotográfica do filme Ivan o Terrível – Parte II do diretor Sergei Eisenstein. A metodologia de pesquisa tem como ponto de partida a análise do fotograma idealizado pelo crítico Roland Barthes entre os sentidos óbvio e obtuso. Em adição, amplia-se a circulação de sentidos do objeto artístico para o ponto de vista descritivo e cultural de Erwin Panofsky, além da leitura do elemento técnico-estético. Instrumento de denúncia, a obra clássica Ivan o Terrível – Parte II se eterniza ao ser legitimado como registro histórico do passado e metáfora do presente. Esta pesquisa na área da arte, de caráter teórico e crítico, trabalha com a ideia de que com lirismo plástico e discussão política esta obra cinematográfica contribui para promover uma revolução visual.
Referência(s)