Artigo Produção Nacional

Oswaldo Amorim: gestos didáticos fundadores e específicos no ensino de baixo elétrico

2018; Volume: 25; Issue: 39 Linguagem: Português

ISSN

2358-033X

Autores

Anco Marcos Silva de Menezes, Marcus Vinícius Medeiros Pereira,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O texto apresenta uma analise da acao docente de Oswaldo Amorim, professor de baixo eletrico bem sucedido da Escola de Musica de Brasilia. A pesquisa, de carater qualitativo, aliou a entrevista narrativa a observacao nao participante, instrumentalizada com as lentes teoricas dos gestos didaticos. Estes gestos dizem respeito as acoes de professores no exercicio de ensinar, e caracterizam-se como gestos didaticos fundadores – constituidos por acoes que sao comuns a todos os professores de determinada instituicao; e gestos didaticos especificos – as acoes que moldam a forma de ensinar de determinado professor. Os gestos didaticos fundadores em musica, foram explicitados, inicialmente, a partir de analise de teses e dissertacoes que observaram e analisaram o agir docente de professores de instrumentos musicais. O conceito de habitus, de Pierre Bourdieu, contribuiu para a interpretacao dos gestos especificos de Amorim, relacionando as observacoes a trajetoria de vida narrada pelo professor. A investigacao contribuiu para o aprofundamento dos conhecimentos em torno do ensino de instrumentos musicais, em especial do baixo eletrico, permitindo o registro e a documentacao das acoes de um professor bem sucedido.

Referência(s)