
Oswaldo Amorim: gestos didáticos fundadores e específicos no ensino de baixo elétrico
2018; Volume: 25; Issue: 39 Linguagem: Português
ISSN
2358-033X
AutoresAnco Marcos Silva de Menezes, Marcus Vinícius Medeiros Pereira,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO texto apresenta uma analise da acao docente de Oswaldo Amorim, professor de baixo eletrico bem sucedido da Escola de Musica de Brasilia. A pesquisa, de carater qualitativo, aliou a entrevista narrativa a observacao nao participante, instrumentalizada com as lentes teoricas dos gestos didaticos. Estes gestos dizem respeito as acoes de professores no exercicio de ensinar, e caracterizam-se como gestos didaticos fundadores – constituidos por acoes que sao comuns a todos os professores de determinada instituicao; e gestos didaticos especificos – as acoes que moldam a forma de ensinar de determinado professor. Os gestos didaticos fundadores em musica, foram explicitados, inicialmente, a partir de analise de teses e dissertacoes que observaram e analisaram o agir docente de professores de instrumentos musicais. O conceito de habitus, de Pierre Bourdieu, contribuiu para a interpretacao dos gestos especificos de Amorim, relacionando as observacoes a trajetoria de vida narrada pelo professor. A investigacao contribuiu para o aprofundamento dos conhecimentos em torno do ensino de instrumentos musicais, em especial do baixo eletrico, permitindo o registro e a documentacao das acoes de um professor bem sucedido.
Referência(s)