Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review

2018; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 22; Issue: 67 Linguagem: Português

10.1590/1807-57622017.0628

ISSN

1807-5762

Autores

Fernanda Berchelli Girão, Alessandra Mazzo, Gerson Alves Pereira Júnior,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Objetivo: identificar junto à literatura como tem sido realizada a avaliação de competências individuais e interprofissionais em atividades clínicas simuladas na formação e capacitação de profissionais da área de Saúde. Método: estudo realizado por meio de Scoping Review, conforme Joanna Briggs Institute. As buscas foram realizadas entre dezembro de 2015 a fevereiro de 2016 nas bases de dados eletrônicas estabelecidas, por intermédio dos descritores e sinônimos. Resultados: Foram analisados 20 estudos que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos; os itens avaliados com maior frequência em todas as categorias profissionais foram as habilidades procedimentais e de comunicação; os dhecklists foram os instrumentos mais frequentes para avaliar competências. Conclusão: o desenvolvimento e a avaliação de competências profissionais e interprofissionais em simulação clínica têm sido realizadod com o apoio de instrumentos e métodos variados, todavia, o conteúdo e utilização destes podem limitar e direcionar o processo avaliativo.

Referência(s)